| um aliado contra o colesterol |
|
|
|
UM ALIADO CONTRA O COLESTEROL, O CHÁ MATE...
Chá mate pode ajudar a reduzir o colesterol ruim
Quente, gelado, com canela ou limão. O chá mate, conhecido por todos como uma bebida refrescante, foi fonte de inspiração de uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina, que constatou que consumir três doses diárias (aproximadamente 300 ml cada ou quase 1 litro por dia) é capaz de diminuir em 13% as taxas de colesterol ruim, o LDL, e aumentar a de colesterol bom, o HDL. Essa ação foi observada em amostras de sangue de 100 voluntários que incluíram a bebida no cardápio durante 60 dias. Os pesquisadores explicam que isso se dá porque algumas substâncias presentes na erva mate, como alcalóides e os glicídios, funcionam como uma espécie de detergente que reage com os ácidos biliares, impedindo a absorção da gordura pelo intestino. Os pesquisadores acreditam que os princípios ativos da erva mate não ajam apenas nos sais biliares, mas iniba também a atividade da lípase, uma enzima secretada pelo pâncreas que está envolvida na digestão de gordura. Ainda serão necessárias outras pesquisas sobre o assunto, mas os pesquisadores vêem com bastante entusiasmo os primeiros resultados. |














UM ALIADO CONTRA O COLESTEROL, O CHÁ MATE...
Chá mate pode ajudar a reduzir o colesterol ruim








